Por: Claudia Sartori
Ushuaia está localizada na Patagônia Argentina e é o ponto mais extremo da América do Sul, ou seja, o local mais perto da Antártida, se autodenominando: a cidade do Fim do Mundo. Divide com o Chile as Cordilheiras dos Andes e nos presenteia com paisagens absurdamente deslumbrantes.

Primeiro dia
Pretendendo ficar em Ushuaia esses 6 dias, tratei rapidamente de pesquisar passeios, que pudéssemos aproveitar de uma forma plena, tudo que o local pudesse oferecer, além da neve. O motivo de escolhermos o inverno, foi pelo fato, de querer conhecer, tocar e até comer, pelo menos, um pouquinho de neve…rsss, afinal turista que não experimenta de tudo, não é turista, não e mesmo?!?

A escolha dessa época do ano, para nós, foi acertada e pegamos realmente cenários de filme com paisagens ímpar, repleto de um mundo de neve branca e fofa.

E um dos passeios que mais me encantou foi, o chamado, “Aventura na Neve” ou “Full Day na Neve”. Este passeio consiste em várias atividades com guias em estâncias invernais perto da cidade de Ushuaia, com tem duração de 9 horas. Inclui:
-Transfer de ida e volta dos hotéis;
-Passeio de trenó puxado por Huskies;
-Passeio de moto de neve (snowmobile);
-1 aula de esqui de fundo (Esqui Cross Cowtry)
-Caminhada de Raqueta de neve;
-Skybunda na neve;
-Almoço com um maravilhoso cordeiro.
Apesar das inúmeras atividades, consegue-se aproveitar muito de cada uma. Eu mesma, não saberia dizer, qual gostei mais, pois cada uma teve o seu encanto e divertimento. Ficou curioso?? Então, vamos saber mais a respeito:
Trenó puxado por cães
Como o transfer estava marcado para as 09h00min em nosso hotel, coloquei o despertador uma hora antes para dar tempo de arrumarmos e apreciar um bom café da manhã, afinal o dia prometia ser intenso. Como sempre faço, abro as cortinas para a claridade entrar no quarto e nos animarmos para começar o dia… Mas algo me surpreendeu, o dia estava totalmente escuro, breu total; logo achei, que eu tinha errado as horas, pois ainda estava noite. Mas, por incrível que pareça, as horas estavam bem certinhas e ficamos sabendo, que o sol somente, dá o seu ar da graça, depois das 09h30min no inverno..:O
Depois da surpresa e de já estarmos se locomovendo para o primeiro centro invernal, pudemos vislumbrar no caminho, o sol nascendo em meio às montanhas dos Andes. Simplesmente deslumbrante.

Primeira Parada: Estância Invernal Las Cotorras. Uma dica importantíssima aqui é ir bem agasalhado e com roupas, luvas e sapatos impermeáveis. Caso contrário, você vai virar um boneco de neve literalmente. 😉
Descendo do transfer, é inevitável não se encantar com a quantidade de neve e as belíssimas montanhas a sua frente. De longe dava para se ouvir os latidos dos huskies e então, fomos ao seu encontro.
Essa raça por si só, já é linda, mas vê-los naquele ambiente, deu certeza que esse era o seu Habitat natural. Não é a toa, que seu nome é Husky Siberiano, pois como o próprio nome diz, originou-se na Sibéria, sendo assim, um amante de regiões bem geladas.
Como defensora e amante dos animais, antes do passeio, quis saber mais sobre a qualidade de vida desses cachorros e tive o prazer de vê-los muito bem cuidados e de saber que, por eles serem cães de tração, adoram puxar o trenó e encaram isso, como se estivesse levando-os para passear. Há também um cuidado, quanto a quantidade de peso em cada treno, que é puxado por 8 cães.
O passeio em si é bem tranquilo, dura em volta de 10 minutos. A rota se dá por entre bosques, desnudando uma paisagem única e inevitável de não se tirar milhares de fotos *.*
Motos de Neve
Logo após o passeio de trenó e de brincarmos bastante com os cachorros, fomos de transfer para a segunda Estância Invernal, a 500m da primeira.
Segunda Parada: estância Invernal Tierra Major. Esse complexo é um pouquinho maior que o primeiro e onde se realiza o passeio de moto na neve e a aula de esqui de fundo.
Em cada moto cabe no máximo 2 pessoas e o passeio segue uma trilha de 5 km por entre bosques e um campo aberto encostados as montanhas.

Assim que terminamos o passeio de moto, fomos convidados a tomar um chocolate quente, (incluso no pacote), afinal já estava mais do que na hora de se aquecer (comecei a não sentir os dedinhos do pé e olha que eu vesti duas meias felpudas e bota impermeável forrada com pele :O).

Corpo quentinho, estávamos prontos para a próxima etapa.
Esqui de Fundo ( Esqui Cross Country)
Esse esporte é realizado em superfícies planas e de baixo declive, por isso, é considerado um esporte completo, utilizando a musculatura do corpo todo.
Basta 10 minutos para sentir canseira, mas a diversão é tanta que o tempo da aula passa rapidinho. Os tombos também são inevitáveis, mas nada que machuque.

Depois das quedas e muitas risadas, hora do almoço na terceira estância.
Almoço
Chegou o tão esperado almoço… e este foi em uma cabana típica de madeira, onde suas janelas eram desenhadas por estalactites de gelo, dando aquele charme ao local.
O cordeiro é feito no estilo patagônico, ou seja, em um buraco feito no chão. O local era bem alegre com música regional ao vivo e com fartura de comida. Vinho, refrigerantes e água também estavam inclusos no pacote.

De sobremesa, um delicioso sorvete de calafate, uma fruta com sabor característico da região. Ao meu paladar, não curti muito, mas agradou a maioria.
No final, um café montanhês… ahhhh, que sabor era esse?!? Mistura de ingredientes na medida certa. Dê uma olhadinha, na foto abaixo, com o que, o café é preparado…

Depois da comilança, nada como uma caminhada na floresta. E assim, partimos para a última estância: Harliwen.

Raqueta de Neve e skybunda
Caminhar na neve fofa é uma aventura e tanto, pois sem o equipamento correto, você simplesmente afunda nela. Os curiosos aqui fizeram a experiência e se atolaram na neve até a coxa, quase voltamos o pé sem a bota…rsss
Com a raquete, isso não acontece ou afunda pouco, além de te dar um equilíbrio extra na caminhada.

O percurso é tranquilo e acontece dentro de um bosque com arvores nativas, tendo ao fundo as montanhas do Fim do Mundo.
O guia desse passeio, o Pablo, era hilário e muito divertido. No meio do passeio, ele iniciou uma guerra de bolas de neve. Sai do passeio com o cabelo lotado de neve, mas com um grande sorriso no rosto.
E para fecharmos o dia com chave de ouro, partimos para a última atividade, o skybunda. A descida era bem íngreme e, não vou mentir, tomei altos tombos…rs. Mas depois, acaba-se pegando o jeito, aí a diversão é certa.

Já passava das 17h00min, quando começou a anoitecer e fomos tomar mais um chocolate quente (incluso no pacote) e nos despedir do local. Retornamos a cidade, por volta das 17h30min (já completamente noite) e cansadíssimos, mas com a certeza, que esse passeio é um dos que não pode faltar em nenhum roteiro.
Valores do Passeio:
Adulto: R$ 790,00;
Crianças com menos de 3 anos não pagam;
Crianças de 4 a 11 anos: 50 % de desconto.
P.S.: esse passeio é feito no período do inverno, que vai até final de setembro.
Gostou deste post? Gostaria de nos acompanhar nas redes sociais e ficar antenados nas principais dicas e viagens nacionais e internacionais. Siga a gente, no Facebook / Instagram / youtube
Compartilhe com os amigos nas redes sociais! Os botões estão logo abaixo do texto. Deixe também seu comentário.
*Leia Também:
Bonito em MS: um verdadeiro Santuário Ecológico
Bonito:Lagoa misteriosa, mergulhando em um abismo
LUXEMBURGO: a cidade medieval do século XXI
Voce que adora viajar: sabe o que STOPOVER?
Ferrari Word: um mundo a parte
Oi Cláudia! Sou o Douglas, eu e a Márcia encontramos com vocês em Ushuaia. Muito legal o blog sobre a viagem!!!
Que bom vê-los por aqui, seja muito bem vindos!!! Estou colocando várias fotos de Ushuaia no insta, vai lá… um bjão para vcs 🙂