Por: Claudia Sartori

Bonito é uma pequena cidade localizada a 270 Km de Campo Grande e devido a sua enorme diversidade em belezas naturais, está se tornando um ponto turístico altamente requisitado, não somente por brasileiros, mas principalmente, por estrangeiros.

Praça do centro da cidade.

Devido a inúmeros passeios, que pode ser realizado em Bonito, resolvi separá-los em vários artigos, para poder explanar melhor sobre cada um.
Assim, este post é dedicado a um dos passeios mais incríveis que existe na cidade de Bonito, a flutuação com snorkel em rios. Escolhi dois, que são basicamente para iniciantes, mas que já encantaram muitos mergulhadores profissionais.

Alias, posso afirmar com todas as letras, que o nome Bonito não faz tanto jus ao lugar, pois, com certeza, deveria se chamar Lindo, Maravilhoso, Exuberante…Sem sombra de dúvidas, Deus colocou o dedinho nesse lugar e nos presenteou com um belíssimo santuário ecológico.

Um dos fenômenos, que torna a experiência de mergulhar em Bonito tão especial, é o fato de a água ser altamente transparente.
Isso se dá, devido ao fato dela ter uma alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) e este possui uma propriedade que calcifica qualquer sólido que cai na água, tornando-o pesado e depositando naturalmente no fundo do rio e ainda deixando com a cor da areia.

E é serio, a transparência é tanto que a tonalidade da fauna e flora embaixo d’água se intensifica, lhe dando a impressão que você esta flutuando em um aquário imenso.

Aquário Natural

Esse nome se dá pelo simples fato de o rio, realmente, parecer um aquário.


Se, você não está acostumado a mergulhar em rio, este é o primeiro passeio que se deve realizar em Bonito, pois estamos falando de um rio calmo, sem qualquer tipo de correnteza, tanto é, que não existe faixa limite de idade, além de sua exuberante fauna e flora caírem no gosto de todos os tipos de perfis.

O Aquário Natural está localizado a 7Km do centro de Bonito e o rio, o qual é realizado a flutuação, chama-se Rio Baía Bonita. Este rio está dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita, que utiliza o ecoturismo como uma forma de desenvolver a economia da comunidade local.

O mergulho é realizado por cerca de 800 m até o encontro do Rio Formoso e Formosinho, onde nos aguarda uma deliciosa tirolesa para diversão.


Antes de iniciar o passeio, todos são recebidos em uma sede caprichosamente estruturada, com um design rústico e altamente “clean”. Cada passeio aceita até 09 pessoas, pois é uma forma de ter um controle melhor e o guia poder dar a atenção necessária para cada um.

Parte interna da Sede

Tudo é feito mediante horário e assim que se inicia o passeio, é distribuído roupas de neoprene, snorkel e sapatilhas de mergulho.


Depois de todos paramentados, se vai para piscina da sede, onde é dada uma aula de flutuação; afinal, durante todo o mergulho no rio, é terminantemente proibido encostar os pés no fundo, batê-los, tocar ou arrancar qualquer elemento do rio. Isso faz com que seja mantida intacta a natureza e para que os próximos visitantes tenham a mesma experiência incrível que a nossa.

Treinamento antes de ir para o rio

E finalmente, chega o momento de se direcionar ao rio. Guardam-se os pertence em um armário e inicia uma leve caminhada de 1.600m por entre a mata ciliar até o deck principal da nascente do rio.

A água inicialmente é bem fria, mas logo se acostuma e quando você realmente entra, começa a magia…
Bem que dizem, que os peixes de Bonito são ótimos anfitriões, e posso garantir que sim. Eles chegam a nadar contigo e são imensos, alguns alcançam até 60 cm, mas são muito dóceis e tranquilos.

A variedade e a quantidade são enormes. São tantos, que eles se entrelaçam por entre as fendas da luz do sol e pela vasta vegetação aquática ondulante, que mais parece uma dança quando se passa por ela.

O passeio inteiro dura em média 2h 30min, mas minha impressão na água foi de mais ou menos 20 minutos, de tão rápido que o tempo passou, mal acreditei quando acabou:(

Ao término do passeio, retorna-se a sede, que dá direito de permanecer por lá até o fim do dia e foi o que fizemos. A sede é bem grandinha e toda cercada pela mata ciliar, tanto que, durante o dia todo, fomos visitados por macacos, papagaios, cotias, variadas e enormes borboletas, que vinham pousar em nossas mãos.

Outro momento bacana, foi quando o cuidador dos animais da sede, permitiu que eu desse um pedaço de banana para um dos macaquinhos selvagens, já que é proibido visitantes alimentar os animais. Na hora, deu um pouco de medo, pois eles eram bem ariscos, mas também feliz por poder ficar mais perto deles.

O deck com a piscina é amplo e possui bangalôs de sapê. Ficamos em um perto da piscina menor, que é aquecida e com hidromassagem. O restaurante ao lado serve almoço, petiscos e bebidas. Nada mal para completarmos o dia, não é mesmo?!?

Nascente Azul

A flutuação e os preparativos são bem parecido com o do Aquário Natural, tanto é, que a atividade é recomendada para todo as idade também.
O nome Nascente azul se dá pelo fato da água ser tão cristalina, que aos nossos olhos, ela fica azulada. Esta localizada a 29 Km do centro de Bonito, sendo 7 Km de estrada não pavimentada.

Um atrativo bastante bacana na Nascente Azul é, que além de poder fazer flutuação com o snorkel, pode-se comprar o mergulho com cilindro para fazer na parte mais funda do lago, que chega até 5 metros de profundidade.
Essa parte mais profunda chama-se Lago da Capela e possui um balneário bem estruturado, ideal para almoçar e passar o dia todo por lá.


Para Chegar a Nascente Azul, se faz uma trilha de 1500m pela floresta de Bacuri e o pequeno treinamento é feito na nascente mesmo.

Devido a nascente tem uma parte rasas e outra um pouco mais profunda dá, também, para se praticar apnéia.
Com certeza, este é outro local, que não há, como não se encantar com as águas transparentes, cardumes coloridos e uma rica e exuberante vegetação subaquática.

*Post relacionado:

Lagoa Misteriosa/MS: um mergulho no ABISMO

Conheça as maravilhosas Grutas e Dolina em Bonito/MS

Gostou deste post? Gostaria de nos acompanhar nas redes sociais e ficar antenados nas principais dicas e viagens nacionais e internacionais. Siga a gente, no Facebook / Instagram / youtube
Compartilhe com os amigos nas redes sociais! Os botões estão logo abaixo do texto. Deixe também seu comentário.

*Leia Também:

Essenza Hotel: conheça o hotel dos famosos em Jericoacoara

Jericoacoara: lado Leste, o que fazer

Jericoacoara: lado oeste, o que fazer

Praia do Forte: um pedacinho da Paraíso

Conexão em Salvador: o que fazer?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui