Por: Claudia Sartori
Consegue imaginar, você mergulhando em um lago, que na realidade, é um abismo inundado, sem profundidade definida, em meio a floresta? Loucura, não é mesmo?
Mas, existe um lugar assim?
Não só existe, como está situado perto de um dos lugares mais lindos e queridos pelos amantes de aventura e ecoturismo: Bonito, Mato Grosso do Sul.
Localizada na cidade de Jardins, a 50 km de Bonito, a lagoa recebe um nome bastante propício: Lagoa Misteriosa, afinal, não se descobriu até hoje, a profundidade total desse local.

Vários nativos e até os próprios guias dizem, que o nome não se dá devido a profundidade desconhecida; mas sim, pelo fato, antes mesmo deste lugar se tornar mais conhecido e turístico, que quando as pessoas andavam na mata, próxima a lagoa, ouviam-se vozes e sussurros, muitas vezes até sons assustadores a noite.
Existem várias histórias para amenizar o medo da existência de fantasmas por lá e a mais aceitável é a dos urubus, que sempre namoravam a noite dentro de pequenas cavernas ao redor da lagoa, ecoando um barulhinho que parecia a voz humana. Bom, por via das dúvidas, não conte comigo para passeios noturnos por lá …hahaha
A lagoa está localizada em uma propriedade particular e ficou por décadas, totalmente desconhecida por todos. Foi, quando o proprietário da fazenda faleceu e a viúva, então, decidiu vender parte da terra, onde estava situada a lagoa, para o Grupo Rio da Prata. Este, vendo seu enorme potencial, tornou o local, um dos pontos mais visitados pelos que procuram um contato mais próximo com a natureza.
Mas, infelizmente, a Lagoa Misteriosa não fica sempre aberta, em épocas de muita chuva e calor extremo, há uma rápida proliferação e microalgas na água, alterando a visibilidade.
Mas, logo que o clima fica mais ameno, as microalgas desaparecem e libera-se o local. A lagoa ganha uma mistura de verde e azul indescritível, deixando o fundo, ou melhor, dizendo, o abismo visualmente incrível.
Pode ser realizado, no passeio, dois tipos de atividades: a flutuação, que é liberado para todas as idades; e o mergulho de cilindro, ambos acompanhados por guias credenciados.
O passeio propriamente dito começa na sede do Recanto Ecológico do Rio da Prata, onde nos é dado as explicações, roupas apropriadas de mergulho e um seguro para assinarmos, afinal, você está entrando em matas e água, em meio a floresta.
Flutuação na Lagoa Misteriosa
Na sede, o guia passa informações para o grupo, que é no máximo de 10 pessoas, de como é o mergulho e seu tempo estimado de 1 hora, dentro da água.
Assim que o guia explica sobre a lagoa, direciona-se por uma trilha ao redor da dolina de 75 metros, que nada mais é que uma depressão em forma de funil.
É uma caminhada relativamente tranquila em meio a mata, podendo avistar vários tipos de animais.
Antes de chegar ao deck de mergulho, passa-se por um deck de contemplação, onde pode-se ver do alto a lagoa, incrustada na vegetação densa. É um lugar ótimo, para tirar umas boas fotos.
Para chegar ao deck principal, há uma escada de 179 degraus bastante íngreme, tanto que o próprio guia sempre alerta da necessidade de tomar cuidado ao descer tirando fotos, pois pode-se escorregar facilmente.
Já no deck, é entregue máscara, snorkel e coletes salva-vidas. A água do lago é bem agradável, em torno de 23 a 24 graus.
A visualização do abismo de cima, durante a flutuação é única e é impossível não admirar os raios solares irradiarem no azul infinito. Além do mais, é surreal, ver as pessoas fazendo cilindro simplesmente passarem e sumirem buraco adentro.
Para termos ideia da profundidade da lagoa, o ultimo registro foi em 1998, pelo mergulhador Gilberto Menezes, marcando 220m, mas não encontrando ainda o fundo.
Por ser uma caverna, existem apenas pequenos peixinhos e alguns mussum, que são peixes que parecem cobrinhas. Mas a complexidade do local, nos prende a atenção e a 1 hora de flutuação passa realmente muito rápido.
Mergulho de Cilindro na Lagoa Misteriosa
O grupo, que realiza o mergulho, recebe antecipadamente a roupa de neoprene na sede e já nos é definido a profundidade que cada pessoa irá fazer. As pessoas que nunca mergulharam ou simplesmente fazem mergulho sem credencial (Batismo), atingem até 8 metro; o mergulho com credencial básico, vai até 18 metro; com credencial avançada, até 25 metros; com Nitrox avançado, até 30 metros. Como, já tínhamos mergulhado antes, mas não tínhamos credencial, fomos no de batismo.
O caminho com a parada contemplativa no deck é similar ao grupo de flutuação.
É realizado, no deck principal, uma rápida explicação do uso do cilindro e logo parte-se para a aventura. O guia leva duas pessoas de cada vez e os 40 minutos embaixo da água simplesmente voam.

O nosso entusiasmo por estarmos fazendo esse mergulho foi tanto, que o guia nos presenteou com mais 2 metros, nos dando um total de 10 metros de profundidade.
O mergulho foi um dos mais incríveis que praticamos. Fomos contornando o paredão, inúmeros galhos e rochas, mas o que mais nos surpreendeu foi, definitivamente, a profundidade desse maravilhoso e inigualável abismo.
*Post relacionado:
Bonito em MS: um verdadeiro santuário ecológico
Conheça as maravilhosas Grutas e Dolina em Bonito/MS
Gostou deste post? Gostaria de nos acompanhar nas redes sociais e ficar antenados nas principais dicas e viagens nacionais e internacionais. Siga a gente, no Facebook / Instagram / youtube
Compartilhe com os amigos nas redes sociais! Os botões estão logo abaixo do texto. Deixe também seu comentário.
*Leia Também:
Aventura na neve em Ushuaia: Fim do Mundo
Essenza Hotel: conheça o hotel dos famosos em Jericoacoara
Jericoacoara: lado Leste, o que fazer
Jericoacoara: lado oeste, o que fazer
Praia do Forte: um pedacinho da Paraíso
Conexão em Salvador: o que fazer?