Atualmente, o tráfego aéreo dentro do território nacional está crescendo cada vez mais e com ele, a necessidade de conexões.

Quanto mais movimentado for o aeroporto, maior probabilidade de se fazer conexão nele.

Algumas vezes, podemos pegar conexão com um tempo consideravelmente longo. Aí, você terá somente duas opções, ficar com o bumbum achatando na cadeira do aeroporto ou fazer um tour na região em que desembarcou.

Por experiência própria, nunca faça tour se você tiver menos de dez horas de conexão, pois a chance de perder o voo é grande.

Siga sempre a regra para as conexões domésticas: você gastará em media 1 hora para o desembarque e precisará de pelo menos 2 horas para estar no aeroporto de embarque, mas antes de tudo, é importante saber como é o trânsito do local que fará o passeio, quanto maior o trânsito, maior será o tempo que precisará para retornar ao aeroporto. Outro ponto fundamental é ver se a bagagem embarcada vai direto para o destino final, pois ninguém merece arrastar malas cidade afora.

Falaremos, hoje, de uma conexão doméstica de 10h à 12h, mais especificamente, na cidade de Salvador.

Para passearmos em Salvador, precisaremos em primeiro lugar, ter o Waze na mão, que te dará em tempo real como está o trânsito na região e segundo, ter o roteiro pronto em mãos.  Comece sempre com o lugar mais longe e termine com o mais perto do aeroporto.

Em relação ao transporte, a melhor opção é o táxi, pela agilidade e conhecimentos dos locais pelos motoristas. Na minha viagem, fiz um bem bolado, contratei um taxista para as 10 horas. Geralmente, eles são bem prestativos e te ajuda a fazer o melhor percurso, para não perder tempo. O preço fechado de 12 horas para o táxi fazer esse tour varia de R$200,00 a R$250,00.

Darei alguns pontos turísticos e o tempo que gastará nele. Veja o melhor roteiro:

Pelourinho, Elevador Lacerda e mercado modelo

Estes três locais, você quita de uma vez só e vale a pena, por ser um local de cunho histórico.

O Mercado Modelo possui uma grande variedade de lojinhas de artesanato típico da região, é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas.

Logo em frente ao mercado Modelo está o Elevador Lacerda, um transporte público entre cidade baixa (onde fica o Mercado Modelo) e cidade alta (onde fica o Pelourinho). Quando estiver em cima, não deixe de tirar foto da maravilhosa vista da Baia de Todos os Santos.

Elevador Lacerda - Salvador Bahia
Elevador Lacerda – Salvador Bahia

O Pelô (Pelourinho) é um bairro que possui um conjunto arquitetônico único da época barroca, com várias opções gastronômicas. Ande por algumas ladeiras, mas só tome cuidado para não se distanciar muito do ponto de origem, lembre-se: seu horário é restrito e lá quanto mais você anda para conhecer o lugar, mais você quer andar 😀

Tempo estimado de visita: 2 horas a 3 horas

Visitar a Fundação Casa de Jorge Amado

Durante a visita no Pelourinho, não deixe de ir à Fundação Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai. O Local nos dá uma amostra de como foi a vida de um dos maiores escritores brasileiros.

Aproveite também no local, para tomar um café e comprar alguns souvenirs na lojinha.

Tempo estimado de visita: 1 hora

Agora, se você realmente curte as obras e quer saber onde morou Jorge Amado, visite a Casa do Rio Vermelho, localizado no Bairro Rio Vermelho. O local possui um acervo incrível do autor da “Tieta do Agreste” e o bacana da casa é perceber, que em cada detalhe, preservou-se a história da família Amado.

Tempo estimado de visita: 1 hora

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

É um dos mais tradicionais templos católicos do nosso país. Em estilo rococó com decoração neoclássica, a igreja é famosa devido a “lavagem do Bonfim”, onde os baianos festejam o dia todo lavando os degraus da igreja e dançando. É lá também, que vendem as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Tempo estimado de visita: 1 Hora

Farol da Barra:

É considerado um marco turístico e histórico de Salvador e junto com o Museu náutico faz parte do complexo militar do Forte de Santo Antônio. Pode-se também subir na torre, que possui 22 metros de altura para admirar a paisagem, que é linda. Algumas pessoas também aproveitam para curtir o pôr do sol sentado no gramado e caminhar pelo calçadão.

Tempo estimado de visita: 2 horas

Coloquei uma estimativa de tempo de visita, pois cada pessoa tem o seu ritmo, mas lembre-se, que infelizmente você vai passar nos lugares conhecendo o geral, para uma visita mais detalhada, precisaria de mais tempo.

Agora, se você quiser trocar algum dos pontos turísticos por um belo almoço ou jantar, tem um restaurante, que é considerado um dos melhores de Salvador, logo que sai do Mercado, próximo a Marina, o Restaurante Amado. Alem da bela vista da Baia de todos os Santos, o restaurante por si só é um primor, agradando variados públicos.

Restaurante Amado
Restaurante Amado

Sou Claudia Sartori, esposa, mãe, formada em Administração Empresarial e Fisioterapia, sou apaixonada pela minha família e por conhecer novos lugares. Para mim, viajar é colecionar momentos inesquecíveis, memórias e lembranças que te fazem sempre sorrir. Amo tanto tudo isso, que esse blog nasceu com o propósito não só de poder compartilhar lugares e dicas, mas de trazer para você cada emoção e o encanto que esse mundo de Deus nos reserva.

Voce quer vir comigo? Então: Vem, qu’eu te levo.

Siga o Vem, qu’eu te levo no: Facebook  |  Instagram  |  twitter  |  youtube

leia também:

– Praia do Forte: um pedacinho do paraíso

Resort Iberostar Bahia: como é se hospedar lá

Gostou do post? Deixe seu comentário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui